Início » Super Mario Odyssey: Estudo diz que o jogo reduz a depressão

Super Mario Odyssey: Estudo diz que o jogo reduz a depressão

Um novo estudo traz conclusões relevantes para a saúde mental com o jogo.

Por Deivid Jean
Super Mario Odyssey

Um estudo recente revelou conclusões intrigantes após testar se jogos 3D podem ajudar a melhorar os sintomas do transtorno depressivo maior. Os resultados mostram que o jogo Super Mario Odyssey pode ser bastante eficaz no tratamento de certos sintomas depressivos.

-- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE --

Os videogames, em geral, são frequentemente objeto de estudos psicológicos que buscam relações, seja com agressão ou até mesmo inteligência.

O estudo de Oxford indica que jogar beneficia a saúde mental, e o uso de jogos específicos pode trazer resultados interessantes no tratamento de doenças.

Super Mario Odyssey: Um Sucesso no Nintendo Switch

Lançado no final do ano do console, o Super Mario Odyssey permanece como um dos jogos mais vendidos e aclamados do Nintendo Switch.

Sua mistura de plataformas 3D e 2D, junto ao aclamado mecanismo de captura, contribuiu para que o Super Mario Odyssey se tornasse um dos títulos mais memoráveis da geração.

-- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE --

Além de todos os elogios e dos impressionantes feitos de vendas, um estudo descobriu que o tempo gasto com o Super Mario Odyssey pode ser benéfico para a saúde mental de alguém.

Um Estudo Alemão

Super Mario Odyssey

Imagem: Divulgação/Nintendo

Pesquisadores alemães publicaram recentemente um estudo no jornal Frontiers of Psychology que testou se os videogames 3D poderiam ajudar a reduzir os sintomas do Transtorno Depressivo Maior (TDM).

-- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE --

De acordo com o estudo, o TDM é frequentemente acompanhado por sintomas de humor deprimido, motivação diminuída e até mesmo problemas de memória.

Embora limitado em termos de tamanho da amostra, o estudo concluiu que os videogames 3D têm o potencial de ‘aumentar o bem-estar subjetivo’, melhorar a motivação para continuar o tratamento e aprimorar as funções de memória visuoespacial para aqueles que sofrem de TDM.

Um Tratamento Eficaz?

O teste dividiu 46 indivíduos clinicamente deprimidos em três grupos: um grupo de videogame que treinou jogando Super Mario Odyssey no Nintendo Switch, um grupo de tratamento usual e um grupo de controle ativo que utilizou um programa de exercícios cognitivos.

O estudo focou nos sintomas cognitivos do TDM e descobriu que jogar videogame reduziu significativamente os sintomas depressivos e aumentou a motivação para o tratamento.

No entanto, os pesquisadores alertam que devemos ‘interpretar os resultados com cautela’ devido à ‘natureza não cega deste estudo’. O estudo sugere que videogames, apesar de apresentarem resultados mistos, podem ser um treinamento custo-efetivo complementar ao tratamento e à terapia regulares.

Super Mario Odyssey: O Futuro

Super Mario Odyssey

Imagem: Divulgação/Nintendo

Ainda há muita pesquisa a ser feita sobre jogos 3D e TDM. Os autores do estudo afirmam que serão necessários tamanhos de amostra maiores no futuro. Ainda assim, é encorajador que pesquisas aparentemente fora da caixa, como esta, estejam descobrindo alguns resultados úteis.

Embora não seja muito comum, o Super Mario Odyssey não é o único jogo sendo estudado por profissionais e entusiastas da psicologia; Skyrim também está na lista.

Por fim, o lançamento de Odyssey em 2017 fez muitos acreditarem que é hora de um novo jogo 3D do Mario. A franquia lançou sua última aventura 2D este ano em Super Mario Bros. Wonder. A expectativa de um sucessor do Switch indica que um novo jogo 3D pode chegar em breve.

Você pode gostar

Deixe um comentário